Thumbnail do post Saiba tudo sobre o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
Curiosidades

Saiba tudo sobre o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

Você sabia que, em 30 de janeiro, o Brasil celebra o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos? Saiba mais sobre a data e o gênero!

Você sabia que 30 de janeiro é considerado o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos?

Esse gênero certamente é um dos formatos favoritos dos nerds, além de ser responsável por diversas produções que fizeram muito sucesso na televisão e no cinema.

Por isso, a data é uma oportunidade para se aprofundar nesse mundo e conferir algumas publicações que causaram grandes impactos na história do mundo geek.

Para saber mais sobre o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos e conhecer algumas HQs que você precisa conferir, continue a leitura!

Saiba mais sobre o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos

No Brasil, a primeira história em quadrinhos foi publicada no dia 30 de janeiro de 1869. “ As aventuras de Nhô-Quim” conta a história de um jovem sertanejo que visitava a corte no Rio de Janeiro.

Por isso, a data escolhida para celebrar o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos é uma homenagem à obra que deu início à circulação do gênero no país.

Com os avanços do cinema e da televisão, a adaptação de quadrinhos para conteúdo audiovisual se tornou cada vez mais frequente e deu início a franquias muito populares, como é o caso das produções da DC e da Marvel.

Além daquelas que já conhecemos, ainda há outras chegando, como o filme Spawn, o Soldado do Inferno.

HQs que todo nerd deve ter na estante

Neste Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, você precisa conhecer algumas das obras que marcaram o percurso do gênero até os dias atuais, marcando a trajetória da cultura nerd.

Reino do Amanhã

As HQs de super-heróis já são um clássico na estante de muitos amantes da cultura pop, mas algumas publicações se destacam pela recepção do público e por contarem com edições muito especiais.

Esse é o caso de Reino do Amanhã, que tem como protagonista um Super-Homem já envelhecido e bastante experiente.

Após a morte de Louis Lane pelas mãos do Coringa, o herói se afasta da vida de vigilante, mas se vê obrigado a retornar após alguns anos, devido à presença de novos perigos a serem solucionados.

Sandman

The Sandman foi um dos principais lançamentos da Netflix em 2022 e a recepção do público foi bastante positiva em relação à série.

O que muitos espectadores não sabem é que a trama tem origem em uma história em quadrinhos, publicada originalmente pela DC em 1988.

No enredo, o protagonista Sonho é capturado por um grupo que busca conquistar a imortalidade no lugar de sua irmã, a Morte, dando início a uma jornada que inclui outros personagens bastante simbólicos, como Destino, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio.

V de Vingança

Estrelado por Natalie Portman, V de Vingança (2006) foi um grande lançamento do cinema e trouxe mais atenção para o quadrinho que deu origem à trama, publicado em 1989.

A história se dá em uma sociedade controlada por um governo fascista, no qual uma das vítimas desse sistema destruidor se levanta pelos seus ideais.

Assim, o quadrinho é aclamado por uma excelente construção de enredo, além de tratar de importantes questões sociais com uma postura crítica e incisiva.

Para continuar celebrando o Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, confira nossa seleção de adaptações desse gênero para a televisão e o cinema!

Mais de Curiosidades

Ver mais