Curiosidades

Histórias em quadrinhos: dos gibis para as telas da tevê e do cinema

Imagem de destaque do post Histórias em quadrinhos: dos gibis para as telas da tevê e do cinema

Não há como negar, as histórias em quadrinhos fazem parte do mundo nerd e o melhor é que graças a elas, hoje nós temos tantos heróis nas telas da televisão e do cinema. Relembre algumas das principais HQ's que nós adoramos!

Não há como negar, as histórias em quadrinhos fazem parte do mundo nerd e o melhor é que graças a elas, hoje nós temos tantos heróis nas telas da televisão e do cinema.

Ler histórias em quadrinhos significa ter diversão garantida, pois quando as pessoas entram nesse universo elas ficam maravilhadas e emocionadas. Apesar de saber que o bem sempre vencerá o mal, o grande impacto não está no final das histórias em quadrinhos, mas sim em como o nosso herói conseguirá tal façanha.

Os minutos dedicados a leitura das histórias em quadrinhos vale e muito a pena, pois será preciso viver todas as etapas que personagens precisarão empreender em uma busca de um objetivo claro que é vencer o mal.

Quem acha que as histórias em quadrinhos é coisa de criança está muito enganada! Afinal, desde os anos de 40, os HQ’s foram usados para falar sobre os problemas cotidianos.

Quando a II Guerra Mundial estava acontecendo, os gibis foram usados com o objetivo de fazer com que os americanos desenvolvessem um espírito patriota e de ajuda àqueles que estão no campo de batalha. Nas histórias em quadrinhos produzidas por Stan Lee, o autor tratou de abordar questões que eram comuns ainda nas décadas de 60 e 70.

Quais são as melhores histórias em quadrinhos?

Essa é uma pergunta muito comum para aqueles que amam as histórias em quadrinhos. Por isso, agora vamos elencar alguns dos melhores HQ’s. A série intitulada de O Cavaleiro das Trevas que teve o texto e a arte feita por Frank Miller foi a grande responsável por transformar o Batman no vigilante obsessivo e psicótico que tanto amamos.

Bryne Wayne com 60 anos precisa novamente se vestir de super-herói para livrar sua Gothan City da violência. A volta de Batman a cidade traz consigo um impacto nas pessoas e a partir disso, começam debates que vão tratar sobre os direitos humanos e sobre aqueles que decidem fazer justiça com as próprias mãos.

Essa história em quadrinhos chega ao fim quando Superman e o Batman lutam. Na história, Superman é um superagente que pertence ao governo americano. Você pode estar pensando no filme Batman Vs Superman e sim, essa história foi responsável por inspirar o longa-metragem!

Watchmen também aparece como uma das histórias em quadrinhos imperdíveis! Publicada entre 1986 e 1987, com características de ironia e liberdade, os vigilantes mascarados são tratados como homens perigosos e fascistas.

Tentando salvar o mundo, o vilão que na verdade é o super-herói Ozymandias decide inventar que o mundo será invadido por alienígenas com o objetivo de impedir que União Soviética e EUA se enfrentem.

No entanto, a pergunta que fica é: tal iniciativa redime o vilão Ozymandias dos seus crimes anteriores? Quem é que deu a ele o direito de escolher quem vai morrer e quem vai viver?

A lista das melhores histórias em quadrinhos também conta com a presença da “A Saga da Fênix Negra”. Ela foi publicada em 1980 pela Marvel Comics e foi produzida por Chris Claremont, John Byrne e Terry Austin.

Born Again (Demolidor) é mais uma das histórias em quadrinhos imperdíveis para os amantes dos hq’s. Produzido por Miller e MAzzucchelli, a ideia deles era construir uma história onde o personagem sairá da ruína para alcançar a redenção.

Demolidor teria que vencer a miséria, a loucura e uma quase morreria e, depois de vencer todos esses desafios, nosso herói renasceria. Por isso, a série original recebe o nome de Born Again, ou seja, Renascido.

Contudo, a versão brasileira que recebeu o nome de Demolidor – A Queda de Murdock destaca apenas parte dessa trajetória.

Em Born Again, os leitores dos quadrinhos poderão entender mesmo que de forma parcial um dos mistérios que o autor trouxe que é o destino da mãe de Matt Murdock.

A revista Super Aventuras Marvel ainda em 1986 foi a responsável por publicar Born Again e, posteriormente, ela ganhou uma versão reeditada em uma edição extra. Em 1999, a mesma editora colocou à disposição dos leitores uma série classificada como espetacular, devido ao tamanho e as cores usadas.

Os fãs do homem morcego precisam conhecer Batman: ano um. Essa história em quadrinhos traz Bruce Wayne, ainda jovem, de volta a sua cidade natal depois dele ter passado um período longo viajando pela Ásia e Europa.

Durante o tempo que ficou ausente, Wayne viajou para obter mais conhecimentos para melhorar suas habilidades visando vencer o crime. O autor além de falar sobre o homem morcego também falará de James Gordon que veio de Chicago para trabalhar na polícia da cidade.

Além dos dois, Miller autor da série, falará mesmo que de forma rápida sobre a Mulher-Gato. Uma prostituta que se inspira em Batman e confecciona um uniforme para ela mesma, porém seu objetivo é o de cometer e não combater crimes.

Histórias em Quadrinhos que foram transformadas em séries

Arrow é uma série inspirada no Arqueiro Verde. Com 6 temporadas já lançadas, os amantes de histórias em quadrinhos podem ver na tevê as aventuras desse herói. Com 4 temporadas, The Flash também é mais um HQ que foi transformado em série.

Gotham também é mais uma série oriunda das histórias em quadrinhos. Na 4ª temporada, Batman ficará muito próximo de aparecer, porém esse ainda não será o momento em que o herói sairá consagrado.

Na exibição da 4ª temporada, Bruce Wayne aparecerá com um gancho, máscara e armadura corporal e esses elementos o ajudarão a combater melhor os crimes nas ruas sem falar que isso o aproximará de uma transformação para virar o Cavaleiro das Trevas.

The Walking Dead é mais uma série que sai das histórias em quadrinhos. Os primeiros HQ’s surgiram em 2003 nos EUA, porém no Brasil a série só foi ficar popular em 2012 com a ajuda dos quadrinhos.

Devido ao sucesso, os produtores entenderam que era preciso voltar as histórias em quadrinhos como fonte de informação e esse retorno ficou claro quando os protagonistas precisam buscar refúgio em uma prisão.

 

Mais de Curiosidades

Ver mais