Thumbnail do post Saga Matrix: novo filme estreia em dezembro
Cinema

Saga Matrix: novo filme estreia em dezembro

Após mais de 20 anos desde o lançamento do primeiro filme, a saga Matrix ganha continuação. Confira mais sobre Matrix Resurrections!

Após 20 anos da sua estreia, a saga Matrix ganha continuação em uma quarta produção anunciada por Toby Emmerich, presidente da Warner Bros.

Não tem como discordar que essa produção foi um sucesso absoluto e um marco do cinema de ficção científica, compondo a lista de 50 filmes de maior bilheteria da história.

Os efeitos especiais lançados na época foram extremamente inovadores, isso sem falar da estética cyberpunk e lutas coreografadas que revolucionaram as cenas de ação.

A soma disso tudo resultou em quatro Oscars e duas estatuetas do BAFTA (British Academy of Film and Television Arts).

Quer saber mais sobre a superprodução e os antecessores da saga Matrix? Então confira o que preparamos para você!

Relembre o início da saga Matrix

Dirigido pelas irmãs Wachowski, a saga conta com outras três superproduções.

O filme Matrix (1999) apresenta a história de Neo (Keanu Reeves), um hacker que leva uma vida dupla e sempre teve a sensação de que havia algo errado no mundo.

Em sua jornada online, ele recebe diversas mensagens com a palavra Matrix, que desperta certa curiosidade.

É aí que uma mulher chamada Trinity (Carrie-Anne Moss), que conseguiu escapar do loop e aparece logo no início do filme fugindo da polícia, fala para o hacker que um homem chamado Morpheus pode ajudá-lo.

Morpheus é considerado um terrorista pela polícia e durante o encontro com Neo oferece 2 pílulas: uma vermelha e uma azul. A vermelha permitirá que ele conheça toda a verdade. Já a azul, fará com que ele esqueça tudo o que viu e volte a viver sua vida.

Neo escolhe a vermelha e é aí que tudo começa, sendo a Matrix finalmente explicada.

Trata-se de um sistema virtual que se alimenta da energia bioelétrica dos humanos que vivem aprisionados.

Dessa forma, enquanto os humanos vivem em uma realidade simulada compartilhada, as máquinas seguem conquistando o mundo.

Morpheus acredita que Neo é “o escolhido” e que somente ele pode derrotar as máquinas, libertando então os humanos, assim como previu uma profecia do Oráculo.

Matrix Reloaded e Matrix Revolutions confirmam sucesso da saga

Embora tenha dividido a opinião da crítica, a sequência da saga Matrix repetiu o sucesso de público em 2003 com o lançamento de dois filmes no mesmo ano: Matrix Reloaded (2003) e Matrix Revolutions (2003).

Os longas encerram a trilogia inicial com a libertação dos humanos e a consagração definitiva de Neo como o líder da Resistência às máquinas.

Também em 2003 foi lançada a antologia Animatrix, que reúne 9 histórias curtas de animação para explicar melhor alguns dos principais eventos apresentados na saga Matrix.

Tudo sobre Matrix Resurrections e a continuação da saga

Os 3 primeiros filmes foram dirigidos pelas irmãs Lilly Wachowski e Lana Wachowski. Contudo, a continuação conta apenas com Lana Wachowski.

Mesmo que uma pessoa não tenha assistido sequer um dos filmes, certamente ela conhece a história por trás da Matrix e viu a cena icônica onde o protagonista desvia das balas.

O trailer divulgado mostrou alguns elementos já conhecidos, como as pílulas coloridas e a tatuagem de coelho branco.

A nova produção traz de volta Keanu Reeves como Neo e Carrie-Anne Moss como Trinity. Tudo indica que o protagonista não se lembra de nada do que aconteceu no passado.

Inicialmente previsto para estrear dia 16 de dezembro, a data mudou para 22 do mesmo mês. Isso porque a primeira data coincidiu com o lançamento de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”.

O filme será lançado simultaneamente nos cinemas e na plataforma de streaming HBO Max.

Enquanto aguardamos a continuação da saga Matrix, aproveite para conferir tudo sobre a sequência de Top Gun - Ases Indomáveis!

Mais de Cinema

Ver mais