Thumbnail do post Empresa alemã pode produzir gasolina a partir de água e CO2 no ar
Tecnologia
Curiosidades

Empresa alemã pode produzir gasolina a partir de água e CO2 no ar

A escassez de combustíveis de hidrocarbonetos é um pouco ridículo! O hidrogênio é a substância mais abundante do universo, o carbono a quarta mais abundante, e os hidrocarbonetos são definidos por ter esses dois elementos. Os processos industriais são capazes transformar o carbono em diamante, agora ainda com precisão ao nível da gema, podem manipular regularmente hidrogênio para criar combustível de hidrogênio. Alguém poderia pensar que a mera disponibilidade destes materiais devem implorar para a criação sintética de combustíveis de hidrocarbonetos, especialmente com tanto excesso de carbono do CO2 na atmosfera.

O desafio de transformar gases de carbono no ar em combustíveis hidrocarbonetos líquidos permanece uma incógnita, com mais progresso real que vem graças a intermediários de carbono fixadoras, como algas. Agora, porém, uma empresa alemã chamada Sunfire diz que pode tomar água regular, colheita CO2 do meio ambiente, e fazer combustíveis de hidrocarbonetos de alta qualidade – gasolina e diesel, principalmente.

Este equipamento trabalha com “Power to Tecnologia Líquido,” proprietário que é muito bem diagramado aqui. Tudo começa por criar vapor, usando a eletricidade – Sunfire diz a eletricidade virá de fontes renováveis, como a eólica verde ou solar.

Esta energia eléctrica é usada para criar o vapor de água, e este vapor é então tratado para remover o oxigênio a partir das moléculas de H20, deixando apenas H2 – ou gás de hidrogênio. Tudo o que precisamos agora é uma fonte de carbono gasoso – e eu posso pensar de alguns.

Produzir gasolina através do CO²

Basta ter esses equipamentos para puxar  CO2 bruto do ar, provavelmente não é a melhor solução, uma vez que poderia ter algo para aspirar  CO2 de uma forma concentrada, como ele está prestes a sair centrais eléctricas convencionais. Poderíamos transformar resíduos de CO2 da queima de carvão em gasolina? A queima de gás que ainda iria liberar o carbono para a atmosfera, mas nós iríamos obter mais potência de uma tonelada de carvão, o que reduziria as emissões em geral.

Independentemente disso, o equipamento pode coletar seu precioso CO2 a partir de praticamente qualquer fonte, e reagindo uma fonte de CO2, com um pouco de seu gás H2 gerado, o equipamento reduz o dióxido de carbono em monóxido de carbono, ou CO. Ao montar este CO em correntes com o resto do gás H2, Sunfire pode criar moléculas de hidrocarbonetos muito específicos. Suspender essas moléculas na água e pronto – você tem um combustível.

É claro que, como acontece com toda tecnologia como esta, a eficiência ainda não está lá. Agora, uma máquina que custa uma fortuna para construir só pode produzir um único barril de combustível por dia – que é comparado a uma média multiplataforma de petróleo, o que pode cuspir 250 barris no mesmo período.

No entanto, este dispositivo de ensaio teve de ser concebida e realizada lentamente, por etapas, enquanto que uma segunda versão poderia ser modelado fora seu sucesso por uma fracção do custo. Este ainda não terá muita chance de substituir qualquer plataformas de petróleo do Oriente Médio, mas poderia ser uma grande parte da captura de carbono eficaz em centrais eléctricas convencionais. Prendendo carbono como calcário para venda à indústria da construção ficou curiosa no setor de energia, por isso a venda de petróleo deve ser um conceito atraente também.

Vamos recordar

Combustíveis fósseis sintéticas têm todos as mesmas desvantagens das emissões de combustíveis fósseis naturais, mas uma vez que algumas ou todas as moléculas emitidos para a atmosfera foram originalmente capturados  a partir dessa mesma atmosfera, ele pode ser visto como uma tecnologia de carbono neutro. Precisamos de algo muito melhor do que apenas a neutralidade de carbono – precisamos de negatividade de carbono para realmente superar os desafios que estão por vir – mas já que é irrealista esperar que o mundo para de acabar com sua dependência de energia abundante, que pode ser a melhor solução disponível. Hidrocarbonetos.

Conclusão

Fazer gás a partir do nada provavelmente nunca será mais barato do que ficar apenas sugando-o para fora da terra, uma vez que no solo da Terra já colocou em todo o trabalho de síntese. Fazendo que a síntese de nós mesmos, não ao longo de milhões de anos, mas ao longo de dezenas de horas, nunca vai salvar o mundo – mas poderia preservá-lo o tempo suficiente para a ciência para desenvolver algo que vai.

Mais de Tecnologia

Ver mais