Thumbnail do post Som da Liberdade: conheça o filme polêmico que já é sucesso nos EUA
Cinema

Som da Liberdade: conheça o filme polêmico que já é sucesso nos EUA

Já ficou sabendo das polêmicas envolvendo Som da Liberdade? Entenda por que o filme está dando o que falar no mundo do cinema!

(Imagem: Paris Filmes/Divulgação)

Em um ano de lançamentos muito aguardados no mundo do cinema, Som da Liberdade surgiu como uma surpresa cheia de polêmicas para o público.

O filme vem sendo alvo de diversas críticas, mesmo antes do seu lançamento, que denunciam alguns problemas graves na produção, envolvendo o discurso propagado pelo longa e a disseminação de algumas informações que não são lá muito verdadeiras.

Agora, depois de tanta repercussão, o filme ganha data de estreia no Brasil, para todos que desejarem ver por si o motivo de tanta polêmica.

Para saber mais sobre o lançamento de Som da Liberdade, continue a leitura abaixo para conferir!

Som da Liberdade: conheça a história do filme

O ano de 2023 guardava alguns lançamentos bastante aguardados pelo público, como foi o caso de Barbie, de Greta Gerwig. O sucesso de Som da Liberdade, portanto, foi uma surpresa para muitas pessoas.

Escrito e dirigido por Alejandro Monteverde, o longa conta a história de uma pessoa real: Tim Ballard, um ex-agente especial do Departamento de Segurança Interna do governo americano.

Na trama, acompanhamos Ballard, que agora trabalha por conta própria, em uma missão na Colômbia, visando resgatar crianças de cartéis e traficantes perigosos.

Por que ele é considerado um dos filmes mais controversos do ano?

(Imagem: Paris Filmes/Divulgação)

Até aí tudo certo, né? As controvérsias começam quando analisamos mais de perto alguns detalhes de Som da Liberdade, que geraram polêmicas no mundo do cinema.

Por exemplo, o filme realmente tem como protagonista uma pessoa real, Ballard, que foi responsável pela criação da Operation Underground Railroad (OUR), organização sem fins lucrativos anti-tráfico sexual.

O que não vemos na trama é que esse mesmo ex-agente teve que se afastar da organização, após receber diversas denúncias por assédio.

Além disso, podemos dizer que a produção é inspirada em uma história real, já que trata desse indivíduo, mas dizer que o enredo é baseado em fatos pode ser um pouco exagerado, já que não é possível comprovar a veracidade da história.

Tudo isso gera grandes problemas na repercussão de Som da Liberdade, já que o filme tem sido apontado como um veículo para teóricos da conspiração e apoiadores da QAnon.

A organização representa um grupo de extrema-direita dos Estados Unidos, responsável por teorias da conspiração que envolvem a existência de seitas e adoradores de Satanás no país, apontando como membros alguns de seus adversários políticos.

Assim, de modo geral, a grande polêmica envolvendo a produção é que, ao juntar todos esses elementos, as coisas começam a cheirar a conspiração.

Se interessou? Confira a data de lançamento do Som da Liberdade aqui no Brasil

Apesar de esse ser um filme polêmico, sabemos que esse tipo de história pode chamar a atenção do público, como aconteceu com Oppenheimer, por exemplo.

Som da Liberdade demorou para chegar ao Brasil, mas agora tem uma data de estreia, considerando o sucesso de bilheteria que obteve nos Estados Unidos.

A produção chega ao território brasileiro em 21 de setembro, para que todos possam conferir a trama e entender melhor o que gerou tanta polêmica.

Para continuar por dentro das novidades do mundo do cinema e do universo nerd, acompanhe o blog do Nerd Club!

Mais de Cinema

Ver mais