Thumbnail do post Oscar de melhor filme: os top 10 de todos os tempos
Cinema

Oscar de melhor filme: os top 10 de todos os tempos

O Oscar de melhor filme é a premiação mais aguardada anualmente no mundo do cinema. Confira nosso top 10 de ganhadores da categoria!


O prêmio mais importante do cinema mundial vem reconhecendo a qualidade de produções desde 1929, principalmente quando se trata do Oscar de melhor filme.

A premiação contempla diversas categorias, como roteiro, atuação, maquiagem e trilha sonora, mas o que dá mais prestígio a uma produção é certamente ganhar a categoria principal.

Mais uma edição se aproxima e preparamos um post para você conhecer 10 produções que marcaram a história da premiação ao ganhar o Oscar de melhor filme. Confira!

Oscar de melhor filme: conheça 10 obras incríveis!

Em tantos anos de premiação, há alguns títulos que marcaram sua história ao receber o Oscar de melhor filme.

Certamente, muitos grande filmes ficaram de fora da lista por não terem recebido o reconhecimento máximo.

Ou, ao contrário, já tivemos muitos filmes considerados inferiores sendo escolhidos na categoria principal. 

Mas a ideia desta lista foi contemplar produções de diferentes gêneros e a importância histórica de cada uma nos últimos 50 anos do Oscar.

Oscar de melhor filme: Policial

O Poderoso Chefão (1972)

Clássico absoluto do cinema, O Poderoso Chefão marcou o Oscar de melhor filme de 1973.

A qualidade da produção é inegável, tanto em seus aspectos mais técnicos quanto na construção de um roteiro impecável.

No entanto, a indicação e vitória foram surpresas, tendo em vista a inexperiência do diretor Francis Ford Coppola até o momento.

As surpresas não pararam por aí e a continuação lançada em 1974 também recebeu o Oscar de melhor filme, tornando-se a primeira sequência a receber o prêmio.

Considerado por muitos o melhor filme da história, virou referência como produção sobre a máfia e o mundo do crime.

Oscar de melhor filme: Drama

Um Estranho no Ninho (1975)

O roteiro baseado no livro de um ex-enfermeiro abordava o duro tratamento dispensado aos pacientes de clínicas psiquiátricas.

Com o apoio de personagens carismáticos, a brilhante direção de Milos Forman e um elenco impecável - destaque para Jack Nicholson e Louise Fletcher, também premiados nas categorias principais de atuação -, Um Estranho no Ninho conquistou também o Oscar de melhor filme.

Superando expectativas, a produção ganhou contra diretores renomados como Stanley Kubrick, que concorria com Barry Lyndon.

Beleza Americana (1999)

O clássico lançado em 1999 acompanha a história de um homem suburbano de meia-idade, frustrado com a rotina domiciliar e sua vida pacata.

As coisas mudam quando sua atenção recai sobre a amiga de sua filha adolescente.

Com um roteiro que gerou polêmicas por criticar abertamente o sonho americano e uma produção de grande qualidade, recebeu o Oscar de melhor filme, entre outras premiações principais

\

.

12 Anos de Escravidão (2013)

O enredo de 12 Anos de Escravidão trata da história real de um homem negro que, em 1841, é sequestrado e escravizado.

A brilhante produção do cineasta Steve McQueen não fez história no evento apenas por sua qualidade cinematográfica.

Trata-se de um marco de extrema importância para o evento por ser a primeira obra de um diretor negro a ser premiada com o Oscar de melhor filme.

Parasita (2019)

Uma família que passa por dificuldades financeiras encontra uma maneira de se infiltrar na casa de outra, que vive uma realidade oposta à sua.

O filme dirigido por Bong Joon-ho é uma produção sul-coreana e foi um dos maiores marcos do evento.

Parasita foi o primeiro ganhador do Oscar de melhor filme não falado em língua inglesa, recebendo também o prêmio de melhor filme internacional.

O enredo que conta com uma dura retratação do conflito de classes ainda recebeu outras duas estatuetas na premiação.

Oscar de melhor filme: Guerra

Platoon (1986)

Platoon foi um dos dramas de guerra vencedores do Oscar de melhor filme.

A história, baseada nas experiências do roteirista Oliver Stone durante a Guerra do Vietnã, traz uma nova forma de contar essas narrativas.

Em vez da clássica exaltação do governo dos Estados Unidos, o público é imerso na perspectiva de um soldado que se depara com as atrocidades do campo de batalha.

Oscar de melhor filme: Suspense

O Silêncio dos Inocentes (1991)

Considerado por muitos um terror psicológico, O Silêncio dos Inocentes foi a primeira produção do gênero a ser premiada com o Oscar de melhor filme, algo inesperado até então.

A história acompanha uma agente do FBI em sua procura por um assassino, durante a qual é levada a trabalhar com o psicopata e canibal Hannibal Lecter, brilhantemente interpretado por Anthony Hopkins.

Apesar do enredo chocante e tenso, o filme surpreendeu ao receber as premiações das cinco principais categorias do Oscar, algo que não ocorreria novamente por 25 anos.

Oscar de melhor filme: Faroeste

Os Imperdoáveis (1992)

A produção dirigida por Clint Eastwood foi uma das poucas produções da categoria faroeste a receber o Oscar de melhor filme na maior premiação do cinema.

Além disso, embora pertença ao gênero, o roteiro e sua produção revisitam diversos clichês marcantes, dando uma cara nova a esse tipo de narrativa.

Oscar de melhor filme: Fantasia

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (2003)

Aclamada pelo público nerd, a franquia de Senhor dos Anéis conta com o maior número acumulado de indicações ao Oscar, contabilizando 30 ao todo.

O Retorno do Rei, por sua vez, marcou a história do prêmio de melhor filme no Oscar ao ser o primeiro do gênero de fantasia a receber o título.

Além disso, o terceiro filme da trilogia é um dos mais premiados do evento, ao lado de Ben-Hur (1959) e Titanic (1997).

A Forma da Água (2017)

Esse filme de 2018 é uma produção do conhecido e aclamado diretor Guillermo Del Toro, autor de outros clássicos da fantasia, como O Labirinto do Fauno e Hellboy.

O enredo acompanha a história de uma mulher surda que se envolve em um romance com uma estranha criatura aquática.

Com a presença de elementos fantasiosos, marca registrada do diretor, a produção foi uma das poucas do gênero a receber o Oscar de melhor filme em 2018.

Agora que você já está por dentro dos maiores ganhadores deste prêmio, saiba mais sobre o retorno de um deles aos cinemas e leia nosso post sobre a reestreia do filme O Poderoso Chefão em versão remasterizada!

Mais de Cinema

Ver mais