Thumbnail do post Filme O Poderoso Chefão reestreia com versão remasterizada
Cinema

Filme O Poderoso Chefão reestreia com versão remasterizada

Um clássico do cinema comemora seus 50 anos e presenteia os fãs. Saiba mais sobre a versão remasterizada do filme O Poderoso Chefão!


Em 2022, comemoramos o aniversário do início de uma das maiores trilogias do cinema, inaugurada pelo clássico filme O Poderoso Chefão.

Quem faz aniversário é a produção de 1972, mas quem ganha o presente são os fãs, que poderão assistir a uma versão remasterizada nos cinemas.

Para saber mais sobre a história da trilogia e a remasterização do filme O Poderoso Chefão, continue a leitura!

Sobre a trilogia O Poderoso Chefão

A trilogia, originalmente intitulada The Godfather, consiste em três filmes de drama e suspense policial.

O enredo apresenta os conflitos da Família Corleone, um dos grupos mais influentes da máfia italiana nos Estados Unidos.

Além dos negócios geridos pelo clã, seu fundador, Don Vito Corleone, ainda tem que lidar com as intrigas internas que ocorrem entre os membros da família.

As sequências produzidas acompanham os dramas enfrentados pelos Corleone ao longo dos anos.

O sucesso da trilogia é notório, tanto na recepção do público quanto da crítica.

Em 1973, o filme O Poderoso Chefão recebia o prêmio mais disputado no mundo do cinema: o Oscar de melhor filme.

Já em 1975, a continuação da trama alcançava um feito inédito ao se tornar a primeira sequência ganhadora do mesmo prêmio.

Assim, logo no lançamento do primeiro título da trilogia, o diretor Francis Ford Coppola já estabelecia o padrão de qualidade que seguiria apresentando ao longo dos demais, apesar da recepção negativa em torno do último filme, lançado em 1990. 

Considerado de longe o mais fraco da trilogia, a terceira parte rendeu uma nova versão do diretor em 2020, comemorativa aos 30 anos da estreia, contando inclusive com um desfecho diferente do original.

Mesmo assim, os filmes de Coppola se tornaram verdadeiros marcos da história do cinema, sendo importantes referências da cultura pop até hoje, meio século após sua estreia.

A fama se justifica pela impecável produção, que inclui um roteiro desenvolvido de forma brilhante e uma direção artística impecável.

Não é à toa que, em uma pesquisa realizada pelo The Hollywood Reporter com mais de dois mil cineastas, o filme O Poderoso Chefão foi votado como o melhor de todos os tempos.

Elenco de O Poderoso Chefão

As atuações também são um ponto de destaque nas produções, tendo sido igualmente premiadas e aclamadas, principalmente nos dois primeiros filmes.

O líder Vito Corleone é interpretado por Marlon Brando, que foi prestigiado com o título de melhor ator no Oscar de 1973.

Na sequência lançada em 1974, a história transcorre em duas linhas de tempo diferentes, com Al Pacino brilhando novamente como Michael Corleone, e Robert De Niro interpretando o jovem Vito Corleone, papel que lhe valeu o Oscar de ator coadjuvante.

Confira outras papéis marcantes, especialmente no primeiro filme:

  • Diane Keaton como Kay Adams
  • James Caan como Sonny Corleone
  • John Cazale como Fredo Corleone
  • Robert Duvall como Tom Hagen
  • Talia Shire como Connie Corleone

Quando estreia a nova versão de O Poderoso Chefão?

Em homenagem ao aniversário de 50 anos de uma das obras cinematográficas mais influentes da história, o filme O Poderoso Chefão ganhou uma versão remasterizada.

Assim, a partir do dia 25 de fevereiro, os fãs da trilogia poderão assistir à produção em salas de cinema de todo o país.

O que esperar da remasterização de O Poderoso Chefão?

A equipe responsável pela nova versão do filme O Poderoso Chefão já garantiu que a experiência de assistir à produção será ainda melhor após a remasterização.

Foram mais de quatro mil horas de trabalho destinadas ao conserto de manchas nos rolos de filme, além de rasgos e outras complicações.

O resultado é uma imagem de altíssima qualidade em 4K HDR.

Trata-se de uma nova forma de aproveitar a experiência de assistir ao clássico. 

Para entrar no clima do lançamento da nova versão do filme, confira o trailer liberado pela Paramount!

Agora que você já está por dentro do lançamento da versão remasterizada de O Poderoso Chefão, aproveite para saber mais sobre outro clássico do cinema repleto de sangue e reviravoltas: leia nosso post sobre Cães de Aluguel, o primeiro clássico de Quentin Tarantino!

Mais de Cinema

Ver mais