Thumbnail do post Cães de Aluguel: tudo sobre o primeiro clássico de Tarantino
Cinema

Cães de Aluguel: tudo sobre o primeiro clássico de Tarantino

Quentin Tarantino é um dos nomes mais conhecidos no mundo do cinema. Saiba mais sobre o primeiro clássico do diretor: Cães de Aluguel, que completa 30 anos em 2022!


No Festival de Sundance de 1992, o mundo tomava conhecimento sobre o talento do diretor Quentin Tarantino, com o filme Cães de Aluguel.

Desde então, ao longo desses 30 anos, sua carreira só cresceu e o consolidou como um dos nomes mais conhecidos e respeitados de Hollywood.

Continue a leitura do post e saiba mais sobre Cães de Aluguel, o primeiro de diversos clássicos do diretor!

Qual o impacto de Cães de Aluguel na carreira de Tarantino?

Tarantino começou sua vida profissional como balconista de uma videolocadora.

Esse início não foi de todo mal, já que permitiu seu contato com diversas produções cinematográficas, estreitando sua relação com a sétima arte.

Embora tenha escrito outros roteiros antes de Cães de Aluguel, esse foi o filme que alavancou sua carreira e construiu a base do sucesso que o diretor tem hoje.

A produção impressionou o público e a indústria por sua qualidade em diversos aspectos, contrastando com o baixo orçamento utilizado para desenvolver o longa.

Foi a partir daí que sua carreira ganhou força e ele pôde colocar em prática seus projetos seguintes.

Por que Cães de Aluguel se tornou um clássico?

Um dos aspectos de Cães de Aluguel que merece destaque é seu roteiro.

A trama apresenta um grupo de ladrões que participam de um crime muito bem orquestrado, mas que encara um imprevisto: um policial infiltrado.

Os personagens, todos nomeados por cores para preservar sua identidade, são surpreendidos pela descoberta do fracasso de sua empreitada em um armazém.

É nesse cenário que se desenrola um enredo de acusações e desconfiança.

O que surpreende, de fato, é a forma como Tarantino organiza a narrativa, apresentando uma história que vai e volta no tempo, com fragmentos e cortes que contribuem com o suspense.

Os diálogos são o ponto forte do filme, com interações que parecem inofensivas, mas trabalham na apresentação da personalidade de cada personagem.

Além disso, Cães de Aluguel já adiantava algumas das características que hoje são atribuídas ao diretor.

Entre elas estão a utilização de personagens de moral duvidosa, com ações que chocam o telespectador, e cenas que não têm medo de causar espanto.

Há três décadas, Tarantino já demonstrava seu talento evidente para construir cenas emblemáticas e marcar a memória do público.

Curiosidades sobre Cães de Aluguel

Os fãs de Cães de Aluguel devem se recordar do episódio que acontece no início do filme, um diálogo que tem como tema a canção Like a Virgin, de Madonna.

Os protagonistas discutem como teria sido a experiência com um homem vivida pela cantora, para que escrevesse a letra da música.

Uma curiosidade a respeito dessa famosa interação é que Madonna entrou em contato com Tarantino após a exibição, deixando claro que ele havia errado em sua análise.

Outro fator interessante diz respeito ao cenário predominante do filme, o armazém.

A construção utilizada para as filmagens era, na verdade, um antigo necrotério, o que parece bastante apropriado para a produção.

Inclusive, não é raro que alguns telespectadores fiquem chocados com a forma direta e objetiva em que o diretor retrata a violência em seus filmes.

Em uma sessão de Cães de Aluguel, Wes Craven se retirou da sala de cinema durante uma cena de tortura - aparentemente, a direção de Tarantino foi pesada demais até mesmo para o responsável por produções como A Hora do Pesadelo e Pânico.

Para quem ficou com vontade de conferir o filme, é possível assistir a Cães de Aluguel na HBO Max, um dos principais serviços de streaming para quem curte clássicos como este.

Agora que você já sabe mais sobre esse clássico, continue por aqui e confira nosso artigo sobre a série The Shield, outra produção repleta de crime e violência que marcou época!

Mais de Cinema

Ver mais