Thumbnail do post O Sequestro do Voo 375: um filme brasileiro que conta uma história real
Cinema

O Sequestro do Voo 375: um filme brasileiro que conta uma história real

O Sequestro do Voo 375 é o mais novo filme brasileiro de ação. Entenda a história real por trás da produção e confira detalhes sobre o filme!

(Imagem: Divulgação / Disney)

Para os fãs dos filmes de ação, o cinema brasileiro traz uma novidade: a produção O Sequestro do Voo 375!

A história do país é cheia de momentos de grande tensão, dignos de filmes de Hollywood, mas nem sempre esses eventos são conhecidos pela própria população brasileira.

Esse é o caso da história que inspirou a produção do longa, o sequestro de um avião que tinha como objetivo matar o então presidente José Sarney.

Se interessou pela trama? Continue a leitura e fique por dentro dos detalhes de O Sequestro do Voo 375!

O Sequestro do Voo 375: a história real

Cada vez mais, o cinema brasileiro vem investindo em grandes produções, que trazem consigo uma diversidade de gêneros e histórias a serem contadas.

Neste ano, um dos lançamentos de destaque no cenário nacional é O Sequestro do Voo 375, que retrata o episódio no qual o maranhense Raimundo Nonato Alves da Conceição, armado com um revólver calibre 32, realizou um sequestro em um avião Boeing 737-317 para matar o presidente José Sarney.

O ano era 1988 e o Brasil ainda dava seus primeiros passos para se recuperar da ditadura civil-militar, o que gerou uma inflação sem igual e altas taxas de desemprego.

Foi nesse cenário que o autor do crime retornou ao país, após uma estadia no Iraque, onde trabalhava para uma empreiteira. O descontentamento com a situação sócio-política do Brasil foi o combustível para a realização do crime.

Na época, a segurança nos aeroportos era muito menos rigorosa e o passageiro sequer teve problemas para embarcar no avião com o revólver, que utilizou para matar o copiloto do voo e ameaçar o piloto Fernando Murilo de Lima e Silva.

Com a arma apontada para a sua cabeça, Fernando foi avisado que deveria retornar a Brasília e arremessar o avião sobre o Palácio do Planalto.

Graças à calma do piloto, assim como muitas estratégias para enganar o criminoso e uma série de manobras arriscadas que o deixaram desacordado, foi possível realizar o pouso em outro local.

Ainda assim, ao pousar, o criminoso manteve os passageiros como reféns e solicitou uma nova aeronave, para retomar o seu plano. Foi durante a troca que Raimundo Nonato foi baleado por agentes federais, morrendo poucos dias depois no hospital.

Descubra o que esperar do filme O Sequestro do Voo 375

Filmes baseados em fatos reais costumam despertar a curiosidade do público (o recurso chegou a ser utilizado de forma falsa no filme Som Da Liberdade, lançamento polêmico de 2023), principalmente quando se tratam de eventos que aconteceram perto de nós.

Assim, O Sequestro do Voo 375 é um longa cheio de tensão e emoção, mas que também traz consigo a divulgação de um acontecimento chocante da história do Brasil, que foi esquecido por grande parte da população.

É justamente daí que veio a ideia de investir na produção, fazendo com que a atuação do piloto Fernando Murilo de Lima e Silva pudesse ser devidamente homenageada. Confira mais detalhes sobre o lançamento:

Sinopse

O Sequestro do Voo 375 é um filme brasileiro de ação dirigido por Marcus Baldini (Uma Quase Dupla, Bruna Surfistinha), baseado na história real do acontecimento que quase levou à morte do presidente José Sarney em 1988.

Nonato (Jorge Paz) é um homem de origens simples em busca de trabalho, mas todas as suas tentativas são frustradas, deixando-o inconformado com a situação do país

Assim, ele decide protestar contra o governo de uma forma dramática: sequestrar o voo 375, da Vasp, com mais de cem passageiros, e ordenar ao comandante Murilo (Danilo Grangheia) que jogue o avião em cima do Palácio do Planalto.

Para salvar os passageiros e impedir uma tragédia nacional, o piloto deve controlar suas emoções e realizar manobras de alto risco, além de suportar toda a tensão ao longo do crime.

Trailer

Para ver mais de perto essa produção, assista ao trailer de O Sequestro do Voo 375:

Lançamento

Para quem ficou curioso com o enredo, boas notícias: o filme já está em cartaz nos cinemas, desde o dia 7 de dezembro, em todo o país.

Agora que você já está por dentro desse lançamento, continue acompanhando o blog Nerd Club e nunca perca as novidades do mundo do cinema!

Mais de Cinema

Ver mais