Thumbnail do post Dia do Cinema Brasileiro: 8 filmes para você celebrar a data
Cinema

Dia do Cinema Brasileiro: 8 filmes para você celebrar a data

Hoje é o Dia do Cinema Brasileiro e como forma de homenagem e celebração dessa data, selecionamos 8 filmes de destaque. Acesse o post e saiba mais!

(VideoFilmes/Divulgação)

No dia 19 de junho, é celebrado o Dia do Cinema Brasileiro. A data simboliza a primeira produção audiovisual do país, realizada no dia 19 de junho de 1898, quando o cineasta italiano Afonso Segreto registrou sua chegada ao Brasil.

Desde o registro da Baía da Guanabara mais de um século atrás, muito aconteceu no Cinema Brasileiro. Limite estabeleceu o alto padrão do cinema nacional; Orfeu do Carnaval ganhou um Oscar; O Pagador de Promessas venceu o Festival de Cannes em 1962; e Glauber Rocha mudou o rumo das produções audiovisuais com Deus e o Diabo na Terra do Sol.

Portanto, selecionamos 8 filmes nacionais de destaque para celebrar o Dia do Cinema Brasileiro. Continue a leitura para conferir!

Dia do Cinema Brasileiro: filmes antes de 2000

(Cinematográfica Apolo/Divulgação)

1.À Meia-Noite Levarei Sua Alma

Fora de qualquer movimento cinematográfico, José Mojica Marins produziu uma obra verdadeiramente marginal em À Meia-Noite Levarei Sua Alma. O filme que introduziu o Zé do Caixão é considerado um dos primeiros exemplos de splatter e gore no cinema mundial e tornou o Brasil referência dentro do gênero de terror.

2.Macunaíma

Pouco tempo depois, o modernismo de Macunaíma, escrito por Mário de Andrade, entrou em contato direto com o Tropicalismo vigente no Brasil durante o fim da década de 60. Assim nasceu o filme Macunaíma, estrelado pelo Grande Otelo e por Paulo José no papel principal, misturando drama, comédia e fantasia em uma trama absurda.

3.O Bandido da Luz Vermelha

(Imagem: Distribuidora de Filmes Urânio Ltda./Divulgação)

Outro grande movimento do cinema brasileiro foi o Cinema Marginal e Rogério Sganzerla é um dos seus principais expoentes. O cineasta dirigiu O Bandido da Luz Vermelha, filme que conta a história de um assaltante em São Paulo.

4.Central do Brasil

No final do século 20, Walter Salles dirigiu Central do Brasil, amplamente aclamado como um dos principais filmes da história do país. A história de uma professora aposentada que escrevia cartas para pessoas analfabetas fez com que Fernanda Montenegro fosse a primeira e única atriz brasileira indicada ao Oscar de Melhor Atriz, enquanto Central do Brasil recebeu uma indicação para Melhor Filme Estrangeiro.

Dia do Cinema Brasileiro: filmes do século 21

(Vitrine Filmes/Divulgação)

Após os inúmeros movimentos de cinema brasileiro realizados nas décadas de 60 e 70 e a chegada do Brasil no Oscar ao final do século, o cinema nacional seguiu em expansão com a chegada de títulos como Tropa de Elite, Cidade de Deus e muitos outros.

5.Bacurau

Lançado em 2019, Bacurau mostrou uma maneira diferente de fazer cinema no Brasil. Inspirado nas obras dinâmicas de diretores como Quentin Tarantino, o filme conta a história de uma pequena cidade no Pernambuco, em que coisas estranhas começam a acontecer. Bacurau foi dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, tendo Sônia Braga, Udo Kier, Silvero Pereira e Bárbara Colen no elenco. O filme venceu o Prêmio do Júri em Cannes.

6.Marte Um

O filme mais recente dessa lista é Marte Um. O drama de 2022 conta a história de Deivinho, um menino negro de classe média baixa que tem o sonho de tornar-se astrofísico e integrar o projeto Mars One de colonização do planeta Marte. A história gira em torno de toda a família e sua luta para conseguir se manter financeiramente.

7.Que Horas Ela Volta?

(Globo Filmes/Divulgação)

Que Horas Ela Volta? conta a história de Val, uma empregada doméstica em São Paulo, e toda a desigualdade naturalizada ao seu redor. A situação fica escancarada quando sua filha, Jéssica, vai morar com ela na casa dos patrões após treze anos afastadas. O filme tem Regina Casé no papel principal e foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros de 2015 pela National Board of Review.

8.Carandiru

Baseado no massacre do Carandiru, acontecido em 1992, o longa de Héctor Babenco utiliza o livro de Drauzio Varella como ponto de partida para entender o que aconteceu na prisão paulista. O filme conta com Luiz Carlos Vasconcelos, Rodrigo Santoro, Lázaro Ramos, Caio Blat e o rapper Sabotage no elenco. Até hoje, trata-se de uma das obras mais brutais da história brasileira.

Gostou desse conteúdo? Então, fique ligado aqui no nosso blog para saber muito mais sobre Cinema Brasileiro e todas as novidades da cultura geek e pop!

LEIA AINDA:

+Spawn, O Soldado Do Inferno: Tudo Que Sabemos Até Agora Sobre O Filme

+Saiba Tudo Sobre A Última Temporada De The Walking Dead

Mais de Cinema

Ver mais