Thumbnail do post Filmes de rock: 9 jóias que você não pode perder!
Cinema

Filmes de rock: 9 jóias que você não pode perder!

Cinema e música: por que não unir o melhor dos dois mundos? Leia o post e conheça 9 filmes de rock imperdíveis para os fãs do gênero!

O cinema é capaz de abordar os temas mais diversos, incluindo outras formas de arte. Grandes filmes de rock provam isso.

Desde a década de 1950, o Rock ‘n’ Roll conquista não apenas ouvintes, mas adeptos desse estilo de vida no mundo inteiro.

De Elvis Presley a Pink Floyd, de Aerosmith a Foo Fighters, o gênero é amplo o suficiente para agradar a todos os gostos.

Amantes da música e do cinema, preparem-se para uma seleção que une o melhor dos dois mundos!

Veja os filmes de rock que você não pode perder!

As produções que envolvem rock são tão variadas quanto os diferentes estilos que compõem o gênero.

O que costuma ser comum nos filmes de rock são as trilhas sonoras pra lá de inspiradas nesse tipo de produção, geralmente com artistas consagrados, mas muitas vezes revisitando bandas menos conhecidas ou apresentando faixas esquecidas.

Para facilitar, separamos os melhores filmes de rock por década, começando com 9 jóias que os fãs não podem deixar de conhecer.

Filmes de rock dos anos 2000

Aconteceu em Woodstock (2009)

O filme de comédia dramática de 2009 é inspirado na história real de Woodstock, o mais famoso concerto de rock da história.

Em 1969, um jovem promove um show de rock no hotel de seus pais, que está ameaçado de despejo, com o objetivo de arrecadar dinheiro e preservar o local.

Mas o que era para ser um show comum toma proporções que vão muito além do esperado.

Escola de Rock (2003)


Você pode não ter assistido a esse filme ainda, mas certamente já viu a icônica imagem de Jack Black brandindo uma guitarra como um rockstar.

No enredo do filme, o ator interpreta Dewey Finn, um cantor de rock desempregado que se disfarça como professor substituto em uma escola de prestígio para ensinar música aos alunos.

O filme se tornou um clássico instantâneo e foi uma das primeiras produções a conseguir a liberação do Led Zeppelin para uso de uma música da banda em uma produção comercial (Immigrant Song).

Quase Famosos (2000)


Quase Famosos é uma produção do ano 2000, mas com um enredo que se passa na década de 70.

O filme que se tornou um clássico é inspirado na história real do diretor Cameron Crowe e está disponível na plataforma Star+.

A trama acompanha um jovem de 15 anos que se torna o colaborador mais jovem da revista Rolling Stone.

O adolescente é escolhido para participar, como jornalista, da turnê da banda Stillwater e logo se vê imerso nesse mundo de shows, festas e muita loucura.

Indicado a 4 Oscars, o longa faturou o prêmio de melhor roteiro original em 2001.

Filmes de rock dos anos 90

Detroit Rock City (1999)

Essa produção de 1999 se passa na década de 70 e acompanha Mystery, uma banda cover do grupo Kiss formada por quatro adolescentes.

O enredo é centrado na tentativa dos quatro jovens de realizarem seu sonho e assistir a um show dos seus ídolos.

Esse percurso é uma aventura louca, onde os adolescentes embarcam dispostos a tudo para estarem entre a plateia do Kiss.

Ainda Muito Loucos (1998)

Ainda Muito Loucos é uma comédia inglesa que conta a história da banda fictícia Strange Fruit e pode ser alugada no YouTube.

O grupo teve seus anos de ouro na década de 70, mas se separou em meio a conflitos e confusões.

Anos depois, o ex-tecladista falido da Strange Fruit quer reunir novamente o grupo e voltar aos palcos, garantindo a diversão do telespectador durante o processo.

Jovens, Loucos e Rebeldes (1993)

Ok, este não se trata propriamente de um filme sobre rock. Mas essa produção de 1993 não leva o nome original Dazed and Confused à toa.

O filme dirigido por Richard Linklater (o mesmo de Boyhood e Antes do Amanhecer) retrata o último dia de aula de uma escola americana em uma típica cidade do interior nos anos 70, ainda no auge do rock.

Destaque para os diálogos inspirados e o elenco recheado de futuras estrelas em papéis de menor destaque (Matthew McConaughey, Ben Affleck e Milla Jovovich), embalados por uma trilha sonora antológica, de Alice Cooper a ZZ Top.

The Doors (1991)

A produção de 1991 dirigida pelo premiado diretor Oliver Stone retrata a história real da banda The Doors, com foco na figura do vocalista do grupo, Jim Morrison.

Não é surpresa que a história do artista inspire filmes de rock, já que o cantor foi um dos maiores ícones do período, aclamado pela crítica e pelo público.

Ele pode ser alugado no YouTube e é uma boa opção tanto para os fãs do artista quanto para quem se interessa pela história do gênero musical.

Filmes de rock dos anos 70 e 80

Pink Floyd: The Wall (1982)

Nem todos os filmes que trabalham esse gênero mostram o lado espirituoso e festivo.

Pink Floyd - The Wall é um drama que acompanha o declínio do estado mental do roqueiro Pink. A produção retrata a fama, a pressão e o crescente uso de drogas do artista.

O filme conta a história do artista fictício através das faixas do álbum The Wall, do Pink Floyd, e tem roteiro do próprio Roger Waters, ex-integrante da banda inglesa Pink Floyd.

The Rocky Horror Picture Show (1975)

A produção de 1975 é um dos filmes de rock mais originais já produzidos.

The Rocky Horror Picture Show é um musical que reúne comédia, terror e trilhas imperdíveis ao longo de horas de diversão.

Um jovem casal se vê perdido na chuva e, ao procurar abrigo, dá de cara com a cientista louca Frank-N-Furter, uma travesti alienígena que está no meio da fabricação de sua criatura, Rocky.

O filme consagrado é conhecido por sua estética original e pelas músicas que compõem o musical, fortemente influenciado por esse gênero musical.

Agora que você já sabe quais filmes de rock maratonar, leia nosso post sobre o lançamento da comédia que traz a banda Foo Fighters como você nunca viu

E se você curte listas como estas, aqui vai mais uma: confira também nosso artigo com 6 filmes de skate que você não pode perder!

Mais de Cinema

Ver mais