Cinema

Filme do Thor: conheça a trilogia do Deus do Trovão

Imagem de destaque do post Filme do Thor: conheça a trilogia do Deus do Trovão

Thor, o Deus do Trovão, é um personagem da Marvel Comics, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962. Nest post, falaremos dos melhores filmes do Thor.

Thor, o Deus do Trovão, é um personagem da Marvel Comics, criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962. Nest post, falaremos dos melhores filmes do Thor.

Um dos mais famosos deuses da mitologia nórdica, Thor é filho de Odin e Frigga. Ele possui um martelo, Mjolnir, feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual domina o trovão, e o cinto Megingjord, que lhe confere força. Adorava disputas de poder e era o principal campeão contra seus inimigos, os gigantes de gelo. O destino dos deuses está marcado pela batalha final, chamada de Ragnarok. Nela, Thor luta com Jormungand, uma serpente gigante. Thor esmaga sua cabeça com seu martelo, porém, dá nove passos para trás e sucumbe pelo veneno da serpente.

Thor é mais um dos filmes que a Marvel fez baseados em seus heróis em trabalhos individuais, contando suas origens e que, em 2012, formaram Os Vingadores.

A trilogia nas telonas conta com o primeiro longa, Thor, lançado em 2011. A sequência, Thor: The Dark World (Thor: O Mundo Sombrio), foi lançada em 2013. E em 2017, estrelou Thor: Ragnarok. Confira um pouco mais sobre essa saga!

Thor (2011)

O primeiro filme da trilogia, Thor, foi lançado em 2011, baseado no personagem homônimo da Marvel Comics. O filme conta a história do príncipe herdeiro de Asgard, Thor, banido à Terra sem seus poderes. Seu irmão Loki planeja pegar o trono, por isso Thor precisa provar ser digno e recuperar o seu martelo.

Filho de Odin irá herdar o trono. Porém, no dia de sua coroação, os inimigos dos deuses entram no palácio violando um tratado e Thor reage violentamente. Por isso, Odin manda Thor à Terra.

Este primeiro longa do herói dos quadrinhos cumpre o papel de apresentá-lo às telonas e contar a origem do Deus do Trovão. É bastante fiel à história dos quadrinhos e o protagonista Chris Hemsworth é bastante convincente no papel, tanto nas cenas de ação, quanto nos incontáveis momentos cômicos. Da mesma forma o personagem de Loki, estrelado por Tim Hiddleston, e de Odin, protagonizado por Anthony Hopkins. Os efeitos especiais também não decepcionam e Asgard é retratada em todo o seu esplendor.

Dirigido por Kenneth Branagh, o filme, no entanto, não empolga. É um filme que cumpre bem o seu papel e deixa um final em aberto, a ser resolvido em Os Vingadores.

Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Segundo filme da trilogia, Thor: O Mundo Sombrio, foi dirigido por Alan Taylor e estrelado pelos atores Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgard, Idris Elba, Kat Dennings, Ray Stevenson, Tadanobu Asano, Jaimie Alexander, Rene Russo e Anthony Hopkins, que reprisam os seus papéis do primeiro filme.

Neste longa de 2013, o elfo negro Malekith acordava de um longo sono, com sede de vingança para levar todos para a escuridão eterna. Ele cria uma arma para destruir Asgard. Alertado do perigo por seu pai Odin, Thor precisará da ajuda de Volstagg, Sif e até de seu irmão Loki. No meio da trama, os caminhos do herói e de Jane Foster se cruzam novamente, quando a vida da amada está em perigo.

Esse filme foi considerado um tanto quando catastrófico, por sua trama bastante genérica e um vilão pouco cativante. Malekith não convence e favorece ainda mais para que o ponto alto seja a relação entre Thor e seu irmão Loki, este que se mostra um personagem complexo e surpreendente.

No final, deixa brechas para continuações dos Vingadores e até para Os Guardiões das Galáxias.

Thor: Ragnarok (2017)

Depois de quatro anos de espera, os fãs de Thor e Os Vingadores puderam se deliciar novamente com o herói nas telonas. O terceiro filme da trilogia invadiu os cinemas em 2017 e, segundo os críticos, a espera valeu a pena.

Considerado o melhor dos três filmes, a trama inicia com Thor e Loki voltando para a Terra para procurar o pai, Odin. Há o surgimento de Hela e, depois, Thor está em um planeta estranho tendo de enfrentar Hulk. Hulk é, inclusive, um dos pontos positivos da trama, sendo muito bem explorado nessa produção. As cenas de ação são igualmente excelentes.

O filme conta com muito humor e piadas feitas pelo protagonista.

Dirigido por Taika Waititi e estrelado por Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Cate Blanchett, Idris Elba, Jeff Goldblum, Tessa Thompson, Karl Urban, Mark Ruffalo e Anthony Hopkins.

Foi considerado por muitos críticos como o melhor filme da trilogia, arrecadando cerca de US$ 853 milhões. Recebeu muitos elogios e também foi considerado o melhor filme de super-heróis da Marvel.

Conheça o Universo Marvel

Thor integra o Universo Marvel, que é o espaço compartilhado onde vivem vários super-heróis de quadrinhos e outras mídias. Fazem parte, por exemplo, Vingadores, X-Men, o Quarteto Fantástico, os Guardiões da Galáxia, entre outros.

Alguns locais são cenários das aventuras do Universo Marvel. Alguns reais e outros fictícios. São eles: Nova Iorque, Asgard, Atlântida, Universidade de Columbia, Madripoor, entre outros.

Conheça alguns dos super-heróis da Marvel e suas identidades: Homem-Aranha/Peter Parke, Magma (X-Men)/Amara Aquilla, Homem de Ferro/Tony Stark, Mulher-Aranha/Jessica Drew, Capitão América/Steve Rogers, Surfista Prateado/Norrin Radd, entre muitos outros.

Os heróis são divididos em equipes, veja algumas delas:

  1. Quarteto Fantástico: Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa.
  2. Os Defensores: Dr. Estranho, Surfista Prateado, Namor, Punho de Ferro, Mulher-Hulk Vermelha, Homem-Formiga e Nick Fury.
  3. Vingadores: Capitão América, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Thor, Visão, Hulk Vermelho, Mulher-Aranha e Daisy Johnson.
  4. X-Men: Wolverine, Cíclope, Tempestade, Colossus, Fera, Psylocke, Lince Negra e Emma Frost, entre muitos outros.

Mais de Cinema

Ver mais