Thumbnail do post Filmes do Thor: Conheça a sequência do Deus do Trovão
Cinema

Filmes do Thor: Conheça a sequência do Deus do Trovão

Thor, o Deus do Trovão, é um personagem da Marvel Comics. Conheça os principais filmes do Thor e as aparições dele no cinema. Acesse o artigo!

*Imagem de capa: Reprodução/Super Interessante

Thor, o Deus do Trovão

Thor, o Deus do Trovão, é um personagem da Marvel Comics criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby em 1962. Neste post, falaremos dos melhores filmes do Thor.

Um dos mais famosos deuses da mitologia nórdica, Thor é filho de Odin e Frigga. Ele possui um martelo, Mjolnir, feito por anões das cavernas subterrâneas, com o qual domina o trovão, e o cinto Megingjord, que lhe confere força.

Sempre gostou de disputas de poder e era o principal campeão contra seus inimigos, os gigantes de gelo. O destino dos deuses está marcado pela batalha final, chamada de Ragnarok. Nela, Thor luta com Jormungand, uma serpente gigante. Thor esmaga sua cabeça com seu martelo, porém, dá nove passos para trás e sucumbe pelo veneno da serpente.

Thor é mais um dos filmes da Marvel que são baseados nas histórias individuais de seus heróis, contando suas origens e que, em 2012, formaram Os Vingadores.

A sequência de filmes do Thor nas telonas conta com o primeiro longa, Thor, lançado em 2011; Thor: O Mundo Sombrio, lançado em 2013; e Thor: Ragnarok, lançado em 2017.

Em 2022, está previsto para lançar o quarto filme do herói, Love and Thunder. Confira um pouco mais sobre as produções do Deus do Trovão!

Filme Thor (2011)

O primeiro filme do Thor foi lançado em 2011, baseado no personagem homônimo da Marvel Comics. O filme conta a história do príncipe herdeiro de Asgard, Thor, banido ao planeta Terra sem seus poderes. Seu irmão Loki planeja pegar o trono, por isso Thor precisa provar ser digno e recuperar o seu martelo.

O filho de Odin irá herdar o trono. Porém, no dia de sua coroação, os inimigos dos deuses entram no palácio violando um tratado e Thor reage violentamente. Por isso, Odin manda Thor à Terra.

Este primeiro longa do herói dos quadrinhos cumpre o papel de apresentá-lo às telonas e contar a origem do Deus do Trovão. É bastante fiel à história dos quadrinhos e o protagonista Chris Hemsworth é bastante convincente no papel, tanto nas cenas de ação quanto nos incontáveis momentos cômicos.

Da mesma forma, o personagem de Loki, estrelado por Tom Hiddleston, e de Odin, protagonizado por Anthony Hopkins, cumprem muito bem seus papéis.

Os efeitos especiais também não decepcionam e Asgard é retratada em todo o seu esplendor.

Dirigido por Kenneth Branagh, o filme, no entanto, não empolga. É um filme que cumpre bem o seu papel e deixa um final em aberto, a ser resolvido em Os Vingadores.

Filme Thor: O Mundo Sombrio (2013)

Segundo filme da trilogia, Thor: O Mundo Sombrio foi dirigido por Alan Taylor e estrelado pelos atores Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgard, Idris Elba, Kat Dennings, Ray Stevenson, Tadanobu Asano, Jaimie Alexander, Rene Russo e Anthony Hopkins, que reprisam os seus papéis do primeiro filme.

Neste longa de 2013, o elfo negro Malekith acordava de um longo sono, com sede de vingança para levar todos para a escuridão eterna. Ele cria uma arma para destruir Asgard. Alertado do perigo por seu pai Odin, Thor precisará da ajuda de Volstagg, Sif e até de seu irmão Loki. No meio da trama, os caminhos do herói e de Jane Foster se cruzam novamente, quando a vida da amada está em perigo.

Esse filme foi considerado um tanto quanto catastrófico, por sua trama bastante genérica e um vilão pouco cativante. Malekith não convence e favorece ainda mais para que o ponto alto seja a relação entre Thor e seu irmão Loki, este que se mostra um personagem complexo e surpreendente.

No final, deixa brechas para a continuação dos Vingadores e para o filme Guardiões da Galáxia.

Filme Thor: Ragnarok (2017)

Depois de quatro anos de espera, os fãs de Thor e Os Vingadores puderam se deliciar novamente com o herói nas telonas. O terceiro filme da trilogia invadiu os cinemas em 2017 e, segundo os críticos, a espera valeu a pena.

Considerado o melhor dos três filmes, a trama inicia com Thor e Loki voltando para a Terra para procurar o pai, Odin. Há o surgimento de Hela e, depois, Thor está em um planeta estranho tendo de enfrentar Hulk. Hulk é, inclusive, um dos pontos positivos da trama, sendo muito bem explorado nessa produção. As cenas de ação são igualmente excelentes.

O filme conta com muito humor e piadas feitas pelo protagonista.

Dirigido por Taika Waititi e estrelado por Chris Hemsworth, Tom Hiddleston, Cate Blanchett, Idris Elba, Jeff Goldblum, Tessa Thompson, Karl Urban, Mark Ruffalo e Anthony Hopkins.

Foi considerado por muitos críticos como o melhor filme da trilogia, arrecadando cerca de US$ 853 milhões. Recebeu muitos elogios e também foi considerado o melhor filme de super-heróis da Marvel.

Novo filme Thor: Love and Thunder (2022)

O quarto filme do Thor, chamado de Love and Thunder, vai estrear no dia 8 de julho de 2022. A produção vai seguir os acontecimentos de Vingadores: Ultimato, na qual o herói sobreviveu ao ataque de Thanos e embarcou na nave com os Guardiões da Galáxia.

O filme será dirigido por Taika Waititi, o mesmo diretor de Thor: Ragnarok e terá o retorno de Chris Hemsworth, Tessa Thompson e Natalie Portman nos papéis principais.

Uma das novidades do elenco é a participação de Christian Bale, que viveu o Batman na trilogia de Christopher Nolan do Cavaleiro das Trevas. Ele será o vilão Gorr, conhecido como Carniceiro dos Deuses.

Outros filmes com o personagem Thor

Agora que você conhece a sequência de filmes do Thor, vamos apresentar outras produções da Marvel em que o Deus do Trovão esteve presente.

Filme Os Vingadores (2012)

Filme Vingadores: Era de Ultron (2015)

Filme Vingadores: Guerra Infinita (2018)

Filme Vingadores: Ultimato (2019)

Conheça o Universo Marvel

Thor integra o Universo Marvel, que é o espaço compartilhado onde vivem vários super-heróis de quadrinhos. Fazem parte, por exemplo, Vingadores, X-Men, o Quarteto Fantástico, os Guardiões da Galáxia, entre outros.

Alguns locais são cenários das aventuras do Universo Marvel. Alguns reais e outros fictícios. São eles: Nova Iorque, Asgard, Atlântida, Universidade de Columbia, Madripoor, entre outros.

Conheça alguns dos super-heróis da Marvel e suas identidades:

  • Homem-Aranha/Peter Parker
  • Magma (X-Men)/Amara Aquilla
  • Homem de Ferro/Tony Stark
  • Mulher-Aranha/Jessica Drew
  • Capitão América/Steve Rogers
  • Surfista Prateado/Norrin Radd

Os heróis são divididos em equipes, veja algumas delas:

  • Quarteto Fantástico: Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa.
  • Os Defensores: Dr. Estranho, Surfista Prateado, Namor, Punho de Ferro, Mulher-Hulk Vermelha, Homem-Formiga e Nick Fury.
  • Vingadores: Capitão América, Homem de Ferro, Gavião Arqueiro, Thor, Visão, Hulk, Viúva Negra, Falcão
  • X-Men: Wolverine, Cíclope, Tempestade, Colossus, Fera, Psylocke, Lince Negra e Emma Frost, entre muitos outros.

Gostou desse conteúdo? Não deixe de entrar no blog do Nerd Club e conferir mais assuntos relacionados ao universo dos quadrinhos.

Mais de Cinema

Ver mais