Thumbnail do post Dicas Essenciais para Usar o Internet Banking com Segurança
Tecnologia

Dicas Essenciais para Usar o Internet Banking com Segurança

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Nerdclub.

Quando vamos ao banco somos muito cuidadosos, não é mesmo? Evitamos transportar valores muito altos, observamos os arredores e não contamos dinheiro na frente de todo mundo - entre outras medidas para evitar roubos.

Porém, ao utilizar o internet banking, nem sempre o usuário é tão cuidadoso, mesmo sabendo que o sistema também tem seus riscos. Pensando nisso, criamos um mini guia para ajudar você a usar o internet banking com segurança, confira.

Fique Atento a Sites e Aplicativos Falsos

Uma das estratégias mais utilizadas pelos criminosos é criar páginas e aplicativos falsos, que simulam o layout verdadeiro dos bancos. Com isso, os criminosos pretendem pegar o usuário em um momento de distração e fazer com que ele forneça dados sigilosos sem nem se dar conta.

Sempre verifique o endereço do site, criminosos podem se aproveitar de erros comuns de digitação para direcionar os usuários a páginas falsas. Além disso, busque o protocolo https://, pois o "s" indica uma conexão segura. No caso do app, faça o download apenas em lojas oficiais e confira o fornecedor do aplicativo, para ter certeza que é o modelo oficial.

Não Use o Internet Banking em Computadores ou Redes Públicas

Por mais confiável que pareçam, não há como garantir que uma conexão ou um computador público são seguros, por isso você deve evitar usá-los para acessar o internet banking ou realizar qualquer outra transação financeira, como compras, por exemplo. Em casos de extrema necessidade, prefira usar uma conexão 3G ou 4G através do celular.

Confie na Proteção do Antivírus

O software antivírus é especialmente desenvolvido para identificar e conter ameaças, por isso essa ferramenta fornece a maior garantia contra vírus e roubos de dados.

Os antivírus da Bitdefender contam com proteção especial para suas transações bancárias, com um navegador próprio e exclusivo, através do qual o usuário pode acessar o internet banking e realizar compras sem se preocupar com fraudes.

A Bitdefender oferece ainda com um antivírus próprio para Android, com consultor de privacidade, sistema antifurto, bloqueio de aplicativos maliciosos e a melhor tecnologia para detecção de vírus.

Lembre-se, uma navegação segura, somada a proteção de um antivírus, é tudo o que você precisa para manter-se longe das ameaças virtuais que afligem a internet.

Você tem mais alguma dica para garantir mais proteção no uso do internet banking? Compartilhe através dos comentários.

Imagens: Bilah e PYMNTS.

Mais de Tecnologia

Ver mais