Thumbnail do post Sabre de luz: saiba mais sobre a arma Star Wars
Cinema

Sabre de luz: saiba mais sobre a arma Star Wars

O sabre de luz é a arma dos cavalheiros jedi, na saga Star Wars. Ela apareceu pela primeira vez no filme original Star Wars, em 1977, e depois em todas as produções subsequentes. Confira todas as curiosidades sobre esse ícone!

O sabre de luz é a arma dos cavalheiros jedi, na saga Star Wars. Ela apareceu pela primeira vez no filme original Star Wars, em 1977, e depois em todas as produções subsequentes.

Os sabres de luz consistem em uma lâmina de plasma alimentada por um cristal kyber e normalmente emitida por um cabo metálico.

O símbolo mais icônico da saga normalmente tem um punho simples de metal com uma só lâmina. No entanto, Darth Maul usa um sabre de luz duplo.

E, embora a arma seja uma marca dos Jedi, ela também é usada por seus inimigos, os Sith. Normalmente, os Sith usam sabres de luz com lâminas de cor vermelha, que representa a sua visão da Força.

De acordo com uma pesquisa da 20th Century Fox, essa é a arma mais popular do cinema de todos os tempos.

História e curiosidades da arma jedi

Pouca gente sabe, mas o primeiro episódio, na década de 1970, teve um orçamento bastante reduzido e o diretor precisou construir o set de filmagem com lixo tecnológico.Assim, os sabres de luz foram feitos com cabos de flash de uma câmera dos anos 40, da marca Graflex, encontrados em uma loja especializada em materiais fotográficos, o que deixou a espada muito parecida com um aparelho capaz de gerar um feixe de luz laser. O botão que fica no cabo foi finalizado com leds de display de calculadoras.

Já os sons emitidos pelos sabres foram conseguidos através de barulhos de um projetor, um gravador quebrado que tinha interferência e outros sons compuseram todos os áudios que o sabre de luz transmite.

Porém, esse instrumento pode não ser possível no mundo real. Há alguns anos, a Sociedade Norte-Americana de Química explicou porque o sabre de luz pode não ser possível.

Segundo eles, os sabres deveriam ser de plasma, o quarto estado da matéria, que é originado quando ela é aquecida depois de já ter virado gás. Assim, alguns dos elétrons saem dos átomos, criando uma nuvem de íons, que pode ser controlada por forças eletromagnéticas. Essas forças poderiam moldar o plasma, mas o calor derreteria o cabo de metal que segura a arma.

Outra forma pensada foi usar raios gama. Mas será preciso reunir uma enorme quantidades dessas partículas para construir a tão sonhada arma jedi.

Conheça o significado das cores do sabre de luz

O que irá definir a cor do sabre de luz é o cristal, chamado kyber.

Os Padawans, durante seu treinamento, têm que construir o seu próprio sabre de luz. O aprendiz de jedi precisa encontrar o kyber em sua jornada. Cada um será atraído por um kyber específico, por isso se diz que é o cristal que escolhe o usuário.

O ritual é o Encontro, quando os jovens vão ao planeta gelado Ilum. Lá, os cristais estão na Caverna de Cristal. Quando o cristal correto é encontrado, os jovens concluem o ritual e terminam de montar o seu sabre de luz.

Quando o aprendiz cria uma ligação com o cristal, a cor surge. Confira o significado das cores:

  1. Azul: é a mais comum, associada aos Jedi Guardiões, suas características são a proteção, intelecto e justiça.
  2. Verde: é a cor mais usada pelos Jedi Consulares, associada à paz, harmonia e equilíbrio mental.
  3. Vermelho: cor associada aos vilões, com significado de mal, poder e corrupção.
  4. Amarelo: utilizada por Jedi Sentinelas, associada à busca por inimigos e à vigilância.
  5. Roxo: é uma cor rara de se ver, mas normalmente usada pelos Jedi Sentinelas, significa ambiguidade moral, redenção e transformação.
  6. Laranja: conhecidos por serem muito poderosos, associados ao poder e raridade.
  7. Branco: o cristal tocado pelo lado negro perde sua cor e se torna branco, significa dedicação a algo maior que você mesmo.
  8. Negro: só existe um sabre de luz negro, o Darksaber. Foi roubado pelos Mandalorianos e atualmente não se sabe seu paradeiro.

Cristais kyber também representam poderes ao sabre de luz

Além das cores, o cristal utilizado no sabre também tem significados. A maioria dos sabres jedi são azuis ou verdes, mas o cristal não serve somente para dar a coloração à arma, alguns conferem poder aos seus portadores.
  1. Adegan: são os mais utilizados pelos Jedi e tem uma ligação especial com a Força.
  2. Cristal Sintético: esse cristal é de uso exclusivo dos Lordes Sith, é criado utilizando-se do lado negro da Força.
  3. Aquamarine: encontrado em planetas aquáticos, concede habilidades necessárias para o manuseio do sabre debaixo d'água.
  4. Safira de Ankarres: também conhecido como Cristal de Antares, concede ao jedi um incrível poder de cura.
  5. Bondar: esse cristal deixa o adversário atordoado quando tem a pele cortada pelo sabre.
  6. Luxum: descarregam uma onda iônica capaz de deixar os droids paralisados.
  7. Solari: o mais antigo e poderoso cristal, seu portador deve ser o mais puro de espírito e esse cristal não pode ser corrompido pelo lado negro.

Sabre de luz também é item de colecionadores

Atualmente, os fãs de Star Wars que colecionam os objetos da saga também são aficcionados, claro, pelos sabres de luz.

Há muitos disponíveis no mercado com exatidão de detalhes. Normalmente são alimentados por pilhas e emitem luz e sons. Os itens de colecionadores variam muito de preço e têm seu passe elevado conforme a raridade da peça.

Existe uma infinidade de tipos, cores e materiais para quem quer iniciar uma coleção. Alguns são lançados em série, de acordo com personagens e episódios específicos da saga. Por isso, se você pretende começar a sua coleção, o ideal é ter um norte ou um foco mais específico, senão você acabará perdido nesse vasto universo de Star Wars.

Os fãs de Star Wars parecem não ter limites! Em vários países, eles criaram campeonatos de lutas com sabres de luz. Na França, foi criada, inclusive, uma liga competitiva. Basta se inscrever para lutar e se divertir. O sabre usado no campeonato é feito de plástico e é energizado por pilhas.

Tags
Filmes

Mais de Cinema

Ver mais