Thumbnail do post Relembre os filmes do Homem-Aranha de todos os tempos
Cinema
Curiosidades

Relembre os filmes do Homem-Aranha de todos os tempos

Os filmes do Homem Aranha simplesmente estouraram as bilheterias! Neste post, relembramos as produções que mais bombaram nos cinemas.

O personagem Homem-Aranha, super-herói de revistas em quadrinhos criado por Stan Lee e Steve Ditko, conta com milhões de fãs pelo mundo todo. Quando ele saiu das HQ's e ganhou as telas do cinema, em 2002, nunca mais parou de ganhar mais e mais aficcionados pelo herói das teias. Os filmes do Homem Aranha simplesmente estouraram as bilheterias!

Até hoje, a saga de Peter Parker - um fotógrafo que ganha habilidades depois de ser picado por uma aranha radioativa, uma vez que, nos anos 1960, havia grande preocupação com a radioatividade das possíveis bombas atômicas da Guerra Fria - já ganhou seis longa-metragens. Os filmes deste herói mais do que popular são campeões de bilheteria.

O personagem enfrenta diversos conflitos internos. Peter Parker, após a perda dos pais, é criado pelos tios, Ben e May. Seu tio acaba morrendo em um assalto que Peter poderia ter evitado. Por isso, ele carrega essa culpa com ele e isso molda o seu caráter de herói.

Tio Ben, inclusive, é o autor da famosa frase que norteia o super-herói: "grande poderes trazem grandes responsabilidades".

Primeiramente, a história foi adaptada para uma série animada de 52 episódios, que durou do ano de 1967 até 1970. Então, os direitos sobre o personagem foram adquiridos e transferidos por várias empresas de produção até que, em 2002, a Sony lançou o filme Homem-Aranha.

Chamada de "a primeira trilogia", este longa e mais os lançados em 2004 e 2007 foram dirigidos por Sam Raimi e protagonizados pelo ator Tobey Maguire. Os três filmes arrecadaram a expressiva quantia de US$ 2,5 bilhões.

Então, após dez anos, em 2012, surge uma nova produção para um dos super-heróis mais queridos dos quadrinhos. O Espetacular Homem-Aranha, dirigido por Mark Webb, foi aplaudido pela crítica.

Em 2014, surge O Espetacular Homem-Aranha: A Ameaça de Electro, também com o ator Andrew Garfield. E, finalmente, em 2017, Homem-Aranha: De Volta ao Lar, estrela o protagonista Tom Holland, o Peter Parker mais jovem do cinema.

Vilões memoráveis dos filmes do Homem-Aranha

Mais de 50 de aventuras renderam ao super-herói dos quadrinhos e dos cinemas grandes e memoráveis batalhas com todos os tipos de vilões. Abaixo, citamos cinco deles que não podem ser esquecidos:

Homem Areia: este é um vilão com superforça, poder de reconstituir-se e adquiriu seus poderes em um projeto militar da Oscorp. É um dos maiores adversários do nosso herói. A água pode atrasá-lo, mas ele ainda pode se reconstituir.

Electro: seu corpo é formado por energia elétrica, o que lhe permite viajar através de cabos de energia, disparar rajadas de raios e manipular metais por campos eletromagnéticos.

Venom: um simbionte alienígena que ampliou os poderes do Homem-Aranha, mas passou a influenciar o seu comportamento. O super-herói se livrou dele, mas ele se ligou a um fotógrafo rival do Peter Parle com menos escrúpulos.

Dr. Octopus: o inimigo mais inteligente do Homem-Aranha é um cientista brilhante que montou quatro garras que se fundiram ao seu sistema nervoso central.

Duende Verde: Norman Osborn, dono da Oscorp, é a sua identidade secreta. Ele usa a tecnologia militar desenvolvida na sua empresa para criar todas as armas que o Duende Verde utiliza.

Relembre os filmes da saga Homem-Aranha

Homem-Aranha (2002)

O primeiro longa-metragem da saga serviu de alicerce para tudo o que viria em seguida. Embora produzido em 2002, o filme é nostálgico, quase uma volta aos anos 1960, quando o personagem foi criado. Neste, Peter Parker é picado por uma aranha geneticamente modificada - devido às preocupações da época, que eram as consequências das pesquisas genéticas.

Homem-Aranha 2 (2004)

Considerado uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema, é um daqueles raros filmes que superam o primeiro da trilogia. Nele, sobressaem-se os conflitos do personagem com sua dupla personalidade.

Homem-Aranha 3 (2007)

O terceiro filme da trilogia deixa a desejar, com a conturbada relação de Peter e Mary Jane.

O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Dez anos depois, o personagem ganha uma refilmagem. Peter Parker é um skatista cuja motivação era a busca pelo segredo dos pais.

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro (2014)

Também deixando muito a desejar, este longa peca pela extrema caricaturização dos vilões.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

Com a parceria entre os estúdios da Sony e a Disney/Marvel, se inicia uma nova fase para o personagem no cinema. O protagonista Tom Holland parece perfeito em seu Peter Parker e a história é adaptada aos novos tempos.

Os melhores filmes do Homem-Aranha

Podemos citar três filmes deste icônico personagem que são considerados os melhores já produzidos, todos por diferentes motivos.

Um deles é o primeiro, Homem-Aranha, de 2002. O longa traz quase uma sensação nostálgica, de quando o personagem foi criado, nos anos 1960. Ele resgata todas as emoções e conflitos que rodeiam o super-herói. Além disso, sempre é bom lembrar que este é o start da saga e para muitos outros filmes do gênero.

Homem-Aranha 2, de 2004, também foi considerado um longa de excelente qualidade. Inclusive, sobressaiu-se ao primeiro. Os conflitos do herói aumentam nesta trama, quando ele já está estabelecido como super-herói aracnídeo. Esse filme é considerado uma das melhores adaptações das histórias em quadrinhos para o cinema de todos os tempos.

E, por fim, mas não menos importante, temos Homem-Aranha: De Volta ao Lar, de 2017, o mais recente. Ele inicia uma nova fase para o personagem. O Peter Parker mais jovem do cinema parece perfeito em seu papel. Mas o que torna este um ótimo filme é que ele surge em sintonia com os tempos atuais. Exemplos disso são o novo uniforme mais tecnológico, representação de diversas etnias e a inclusão na era das mídias sociais.

Os piores filmes do Homem-Aranha

Infelizmente nem tudo são flores e algumas das produções não foram tão felizes. É o caso, por exemplo, do longa de 2014, O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro. O maior pecado talvez seja o protagonista, Andrew Garfield, que não imprime personalidade ao personagem. Os vilões, extremamente caricaturados, deixam muito a desejar.

O seu antecessor, O Espetacular Homem-Aranha, de 2012, também sofreu com a falta de personalidade de Andrew Garfield. Além disso, os fãs reclamaram da qualidade do longa, sem boas cenas de ação ou componente de mais emoção.

E você? Qual o seu filme do Homem-Aranha favorito? Conte para a gente!

Mais de Cinema

Ver mais