Comportamento

Como ter qualidade de vida no trabalho? Descubra aqui

Imagem de destaque do post Como ter qualidade de vida no trabalho? Descubra aqui

A qualidade de vida é um conceito bastante amplo que ganhou popularidade nos últimos anos. Atualmente, muito se fala em qualidade de vida no trabalho e conquistá-la se tornou um grande desafio para empresas e trabalhadores.

Já nos anos 1960 o termo ganhou força, quando começou-se a perceber que a qualidade de vida influenciava – e muito – na produtividade dos colaboradores. Para os empregadores, ela se tornou importante quando percebeu-se que um funcionário feliz produz mais e melhor. Para os colaboradores, equilibrar trabalho e vida pessoal é um desafio constante.

É sabido que ambientes de trabalho caóticos, desorganizados e estressantes são capazes de adoecer as pessoas que nele exercem suas atividades profissionais. E o contrário também é verdadeiro! Trabalhar em uma empresa com um bom clima organizacional é o desejo de todos os trabalhadores. Pesquisas apontam, inclusive, que bons índices de qualidade de vida no trabalho o relacionamento com clientes e também o lucro das empresas.

Ou seja? Quem ganha com a qualidade de vida no trabalho? Todos!

Qualidade de vida no trabalho: por onde começar

As empresas, atualmente, são responsáveis pela qualidade de vida de seus colaboradores. Para isso, desenvolvem uma série de ações e estratégias para promovê-la. Isso inclui, de forma ampla, acompanhar a evolução do funcionário, identificar e combater causadores de estresse, promover a integração interna, oferecer condições de saúde e segurança, desenvolver habilidades, entre outros.

No entanto, algumas atitudes devem partir do funcionário para que se tenha um ambiente de trabalho saudável. Pode parecer óbvio, mas cumprir com as suas obrigações é uma delas, como ser pontual e entregar as tarefas solicitadas.

Além disso, é fundamental saber trabalhar em equipe, pois ninguém trabalha isoladamente – mesmo que você trabalhe sozinho, certamente relaciona-se com outras pessoas. Para isso, esteja pronto para ajudar e compreender o outro, utilizando a empatia – capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa.

Outro ponto bastante importante é não se envolver em fofocas – um dos maiores venenos dos ambientes de trabalho. Não fale mal das pessoas e não dê ouvidos a quem pratica fofocas.

Manter boas relações interpessoais é benéfico tanto no ambiente de trabalho, quanto na vida. Seja cordial, saiba falar e escutar.

Como ter qualidade devida no trabalho

Como ter qualidade de vida no trabalho sem perder produtividade

Muitas pessoas se perguntam como é possível ter qualidade de vida no trabalho sem perder produtividade.

Na verdade, já há muitos anos descobriu-se que é exatamente o oposto: quanto mais alto o nível de qualidade de vida, maior produtividade os funcionários apresentarão.

Qualidade de vida no trabalho tem a ver com a sua satisfação em estar em determinado ambiente profissional. As formas como essa satisfação será alcançada podem ser as mais variadas.

Afinal, a qualidade é um conceito subjetivo. O que é qualidade de vida no trabalho para você, pode não ser para o seu colega. Talvez o mais importante para ele seja receber um bom salário e tirar 30 dias de férias, enquanto para você a qualidade significa ter horários flexíveis, por exemplo.

Por isso, as empresas precisam conhecer bem os seus funcionários e, sempre que possível, contratar os profissionais que se encaixem no perfil da organização. Isso significa que nenhuma empresa oferecerá qualidade de vida a um trabalhador que deseje trabalhar como autônomo. Quanto mais alinhados estiverem os perfis, mais felizes as pessoas serão em suas carreiras.

Qualidade de vida: equilibrando trabalho e vida pessoal

Passamos a maior parte do nosso dia no trabalho. Por isso, é natural que ele influencie a nossa vida pessoal. E vice-versa!

Dias estressantes sempre irão existir, em qualquer empresa. No entanto, quando isso torna-se rotina, é sinal de que algo não está ocorrendo bem. Se um funcionário passa por situações de estresse todos os dias dentro de uma empresa, isso deve ser investigado. Qual a causa? O clima é desgastante? Houve uma situação específica?

Da mesma forma, o que acontece na sua vida pessoal influencia o seu lado profissional. Certamente você já teve um dia de trabalho pouco produtivo após uma briga familiar. Isso é natural, mas é preciso saber lidar com as emoções e adversidades.

Para ser um bom profissional, não é preciso viver para o trabalho, como muitos pensam. Equilibrar trabalho e vida pessoal é o que garante a qualidade de vida e satisfação em todas as áreas da sua vida.

Qualidade de vida e os segredos da longevidade

Quem nunca sonhou em trabalhar em um local descontraído? Que ofereça horários flexíveis, possibilidade de trabalhar em home office, com auxílio para pagar a academia?

Atualmente, muitas empresas têm buscado reinventar a sua gestão de pessoas, pois o universo corporativo está em constante e rápida transformação. Cada vez mais, as pessoas buscam locais de trabalho com bom clima organizacional e modelo de gestão atualizado.

O que a qualidade de vida tem a ver com os segredos da longevidade? Simples. Quanto maior a qualidade de vida das pessoas, mais e melhor elas vivem. Bons hábitos traduzem-se em longevidade e isso inclui cuidar da saúde física e mental.

Para aprender mais sobre OS SEGREDOS DA LONGEVIDADE e conquistar de uma vez por todas um bom índice de qualidade de vida, conheça o curso SEGREDOS PARA UMA VIDA LONGA!

Mais de Comportamento

Ver mais