Comportamento

As melhores técnicas de motivação no ambiente de trabalho

Imagem de destaque do post As melhores técnicas de motivação no ambiente de trabalho

Quais são as técnicas de motivação no ambiente de trabalho? Descubra as respostas para manter o astral e a produtividade em alta diariamente!

Sabe aquela sensação boa de quando você começa em um novo emprego e você está cheio de energia e vontade de trabalhar? Isso acontece porque você está motivado. Mas quais são as técnicas de motivação no ambiente de trabalho que fazem essa sensação durar?

Afinal, com o passar dos anos - ou meses! - essa sensação tende a diminuir ou até desaparecer por completo. E nada mais desagradável do que ir para o trabalho sem vontade e sem motivação, não é mesmo?

Diversos fatores englobam a motivação no trabalho: remuneração, clima, desafios, reconhecimento, entre outros. Porém, todos os fatores são extremamente pessoais. Ou seja, se uma boa remuneração é o que motiva determinada pessoa a trabalhar, para outra isso pode ser até irrelevante e ela precisar de reconhecimento constante. E é por isso que a busca pela motivação é tão complexa e tão perseguida por empresas e colaboradores.

A motivação no ambiente de trabalho é tão importante que as empresas têm se preocupado cada vez mais com a motivação de seus colaboradores. Isso porque está mais do que comprovado que funcionários motivados produzem mais e melhor. Funcionários motivados dão o seu melhor em todas as tarefas e têm vontade de ir além.

Qual é o segredo da motivação no ambiente de trabalho?

A motivação no ambiente de trabalho é uma via de mão dupla: uma parcela precisa vir de dentro de você mesmo (automotivação) e a outra deve ser proporcionada pela empresa. O que isso significa?

Significa que, em uma empresa, você faz parte de um time, de uma equipe. Um dos segredos é que cada um conheça e entenda o papel que desempenha dentro dessa equipe. Isso é fundamental para que você enxergue o propósito do seu trabalho. E esse quesito deve ser proporcionado pela empresa.

Da mesma forma, a empresa deve manter um ambiente de trabalho agradável, com respeito, disciplina, treinamentos adequados, trabalho em equipe, dar feedback, entre outros.

Contudo, nem o melhor ambiente de trabalho será capaz de manter motivado um colaborador que não se automotiva. Motivação significa "motivo para a ação". A empresa lhe proporcionará alguns motivos, mas outros precisam partir de você mesmo. É aí que entre a importância da automotivação.

O que lhe motiva para a ação? O que lhe motiva sair de casa e ir ao trabalho todos os dias? Remuneração? Reconhecimento? Desenvolvimento profissional?

Os motivos podem ser os mais diversos, mas o importante é que você os encontre e tenha-os claro. Se você puder estabelecer metas e objetivos pessoais, melhor ainda. Trabalhar para pagar as contas no fim do mês é necessário, mas não é o que fará com que você se sinta verdadeiramente motivado.

Top 5 dicas de motivação no ambiente de trabalho

Para encontrar a motivação no trabalho, você deverá buscar, internamente, os motivos que o levam a trabalhar.

Para lhe auxiliar, selecionamos o top 5 dicas de motivação no ambiente de trabalho. Com elas, você pode tornar o seu trabalho muito mais agradável.

1- Identidade das tarefas: o trabalho é mais motivador quando você sabe o que está fazendo e o quanto está progredindo. Faça uma lista diária ou semanal das tarefas que você tem completado e mantenha-a visível.

2- Variedade das habilidades: você sente que tem feito todos os dias as mesmas coisas? Tente trabalhar em diferentes tarefas que estimulem habilidades diversas para recarregar a sua motivação.

3- Feedback: o feedback ajuda você a saber se está no caminho certo e a perceber a diferença que seu trabalho está causado. Se ele não parte naturalmente da empresa, experimentar conversar com colegas e gestores sobre o seu desempenho.

4- Autonomia: é muito importante ter liberdade para criar coisas diferentes e fugir de padrões. Não significa que você só fará o que quiser, mas sim que pode ser proativo, ao invés de somente obedecer comandos e executá-los.

5- Seja inspirador: o ambiente de trabalho influencia o seu humor e vice-versa. Seja simpático e solícito com os seus colegas, criando um ambiente agradável. Seja aquela pessoa que inspira aos demais!

Aprenda a se manter motivado com o Curso Autodomínio Mental

Como você já percebeu, manter-se motivado é uma questão que, muitas vezes, precisa ser trabalhada internamente. Para isso, você precisa se conhecer verdadeiramente e ter domínio sobre os seus pensamentos e ações.

O Curso Autodomínio Mental vai ensiná-lo a ter controle da própria mente. Você irá se conhecer e se aperfeiçoar. Você irá se tornar o protagonista da sua história!

Talvez você pense que muitas coisas acontecem por acaso, mas as suas decisões até agora e a maneira como você vê a si mesmo definiram quem você é nesse momento. O treinamento parte da ideia de que existe uma jornada, uma escolha de projetar a si mesmo para o mundo.

A falta de controle sobre nossos pensamentos é o que nos impede de agir! Você aprenderá a controlar os seus pensamentos e pensar conscientemente. Assim, não será dominado por pensamentos ruins e sua mente, ao invés de motivada pelo medo, será motivada pelo prazer.

O curso é totalmente on-line e, para que você possa se organizar e ter um melhor aproveitamento, está dividido em sete módulos:

Módulo 0: autoconhecimento

Módulo 1: consciência e autoconsciência

Módulo 2: indiferença aos resultados

Módulo 3: inteligência emocional

Módulo 4: gerenciando medos, ansiedades e inseguranças

Módulo 5: condicionamento social

Módulo 6: sexo feminino - atração e conexão

Módulo 7: senso de merecimento

Não perca esta oportunidade de desenvolver as suas habilidades mentais e aprender a se manter motivado!

Mais de Comportamento

Ver mais