aula de violão para iniciantes
Aula de violão para iniciantes
12 de setembro de 2017
melhores series do netflix
Top 5: as melhores séries do Netflix
8 de Fevereiro de 2018

Conteúdo para blog: por onde começar?

conteúdo para blog

É fato que, durante muito tempo, o conteúdo para blog não passava de uma cópia do que era produzido e publicado nas mídias chamadas de off-line.

No entanto, o tempo foi passando e as pessoas foram percebendo que isso precisava mudar. Foi a partir desse entendimento, que o conteúdo para blog ganhou não só uma nova roupagem, como também passou a ser desenvolvido com títulos que chamassem mais a atenção do leitor, posts otimizados, links internos e muito mais! 😉

Afinal, vale a pena produzir conteúdo para blog?

Será mesmo que vale a pena produzir conteúdo para blog? Sim, pois isso traz resultados efetivos e que podem ser mensurados.

Antes de mais nada, faz-se necessário deixar bem claro, que o comportamento do leitor do conteúdo de blog é muito diferente daqueles que tem o hábito de ler um jornal, um livro ou uma revista, porque quando estão navegando e lendo, essas pessoas ficam mais suscetíveis a interrupções e com isso, a leitura feita por eles precisa ser mais dinâmica.

Dessa forma, só valerá a pena produzir um conteúdo para blog apostando em uma estrutura de post que já seja predefinida, porque tal ação permite uma melhor organização do conteúdo para blog e ajuda na produtividade, pois assim as ideias serão transmitidas para o leitor de forma clara.  

É importante que o conteúdo para blog seja desenvolvido com um título, resumo, uma introdução, seja dividido em tópicos, ganhe uma conclusão e incentive o leitor a tomar uma decisão.

O título deve ser o mais chamativo possível, porque ele é que fará com que a pessoa tenha interesse ou não em ler o que foi escrito. Uma dica muito eficaz é fazer a definição do título e daquele resumo que vai embaixo, após o conteúdo para blog estar pronto, pois isso ajuda quem escreveu a não frustrar o leitor, pois o título pode dizer uma coisa e conteúdo pode estar bem distante disso.

Não é porque ele começou a ler o seu texto que ele permanecerá, por isso logo na introdução o leitor precisa ter clareza do que será abordado e se todo o conteúdo para blog não tiver sido escrito de uma forma atrativa, o internauta não vai ler até o fim.

Por que devo dividir o conteúdo para blog em tópicos? Porque as pessoas que estão na internet não tem prazer em ler um bloco grande de textos, por isso os parágrafos devem ser curtos, com subtítulos, a presença de negrito, itálico é importante, mas não pode poluir a tela e é indicado fazer uso de outras mídias como imagens, áudios e vídeos.

E não largue o conteúdo para blog sem um final, ok? O leitor está esperando uma conclusão!

Dicas de conteúdo para blog que sempre funcionam

Tudo bem, já entendi como deve ser a estrutura do meu conteúdo para blog, mas sobre o que vou escrever? Agora, te daremos algumas dicas de conteúdo!

Um conteúdo para blog de qualidade é um Review. Na internet, sempre tem coisa de qualidade e esse material pode nos ajudar a aprender alguma coisa ou ensinar alguém. Por isso, use o seu blog para compartilhar conhecimento sobre algum livro interessante que você tenha lido, mas nada impede que seja um filme, um jogo, um evento, um app.

Posts educativos também são importantes e se você quer compartilhar sua experiência de vida com alguém, use esse conteúdo para blog a fim de mostrar para alguém como tal ação não foi assim tão produtiva na sua vida e que o leitor pode ter um caminho diferente, sem precisar cometer o mesmo erro.

Caso sua ideia de conteúdo para blog seja o de compartilhar uma experiência de modo prático, é possível criar um passo a passo ou mesmo um tutorial. Quer compartilhar uma receita? Uma jogada? Quer ensinar alguém a usar um app? Aposte!

Um conteúdo para blog muito eficiente são as notícias, porém nesse caso assim que o fato acontecer, o seu post deve ficar pronto o quanto antes, pois senão ninguém mais vai querer ler coisa velha!

Para muitos, o vídeo era uma tendência para o futuro, porém ele já é realidade e o seu blog pode fazer uso para comentar sobre um determinado tema, porém nada de ficar enrolando. Transmita a mensagem!

A entrevista é um conteúdo para blog muito importante, por meio dele é possível aumentar a sua audiência, mas para isso é preciso convidar um especialista para falar do tema escolhido e o foco deve ser todo no entrevistado.

Mais um conteúdo para blog interessante são os estudos de caso. Não há quem não goste de ter uma receita pronta para aplicar em determinada situação, então mãos à obra.

Infográfico é um tipo de conteúdo para blog que costuma dar muito audiência, porque a imagem é capaz de prender a atenção do internauta e depois disso será fácil conquistar o e-mail para desenvolver um relacionamento com ele.

Uma forma bem simples, mas muito eficaz são os conteúdos que retratam alguma experiência de vida. Escreve um conteúdo para blog com a sua identidade, primeiro porque copiar é plagio e segundo que os internautas preferem coisas mais simples e práticas.

Como organizar a produção de conteúdo?

O objetivo do seu blog deve ser o de seguir a estratégia definida pelo marketing de conteúdo, pois isso será como um mapa e evita que você se perca no meio do caminho. As publicações devem ser publicadas com uma frequência, porque caso contrário de nada adiantará.

Monitore o desempenho do seu conteúdo para blog

De nada adiantará ter um blog no ar se não é possível saber quantas pessoas acessaram, de onde elas vieram, qual é a taxa de rejeição e a quantidade de cliques, a quantidade de posts publicados e quais são os populares.

Além disso, é imprescindível saber como tem sido o engajamento médio com cada post, o número de conversões, a origem dos seus leads, quantos tem se inscrito nas newsletters.

Ufa! Pode parecer muita coisa não é mesmo, porém com a ajuda deste post o seu blog alcançará todo o sucesso que você espera, através de outras dicas bem pontuais. Aproveite!